A Tenda Encontro foi palco, nesta sexta-feira (12/8), Dia Internacional da Juventude, de um momento histórico para os jovens de Contagem. A Prefeitura de Contagem lançou o Programa Mais Direitos Humanos, por meio de um edital de chamamento, que contemplará os marcos fundamentais e eixos para a implementação de políticas sociais e de espaços físicos para acolher, promover e discutir questões relacionadas ao universo dos jovens na cidade.
O lançamento do programa é mais um presente para os contagenses no mês em que a cidade comemora 111 anos.
A prefeita Marília Campos destacou a preocupação em oferecer aos jovens atividades que os atraiam, mas que essas sejam frutos de debates com os próprios, em espaços em que eles possam manifestar falas e anseios. “Um espaço onde os jovens possam expressar seus talentos, onde possam aprender e compartilhar e disputar politicamente a organização e gestão deste espaço. Por isso, a gente vai dar de presente a vocês (jovens), a nossa cidade, um centro ou um espaço, que estamos inclusive discutindo o nome, para vocês e com vocês para vivermos isso juntos. Eu tenho 60 anos e adoro frequentar os espaço da juventude, porque fico com o espírito mais jovem. Ter um centro da juventude é algo de grande importância”.
Após o anúncio, Marília ainda lembrou que esse novo espaço para os jovens, e o espaço para a comunidade LGBTQIA+, vem se juntar aos espaços já existentes na cidade para os idosos e para as mulheres. “Vamos começar devagar. Por isso, vamos alugar um grande espaço e por meio deste local vamos irradiar as políticas, os programas para os vários territórios que temos”.
Convidada do evento, a subsecretária de Estado de Direitos Humanos do Espírito Santo, Raiana Ribeiro, ressaltou em suas palavras que “uma gestão que valoriza e acredita nas juventudes merece ser exaltada''. Ela trouxe um panorama de como funcionam os 14 Centros de Referência da Juventude - CRJ, no Estado Capixaba.
Durante o processo de elaboração do Programa Mais Direitos Humanos de Contagem, cidades do Espírito Santo e do Ceará, além de Belo Horizonte foram visitadas pela equipe da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem - SMDHC, para conhecer as propostas e o funcionamento dos CRJs nessas localidades.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, afirmou que hoje começa a jornada de uma entrega solicitada pelo governo. “Quero, então, pedir aos presentes, em especial aos jovens, que se apropriem desse espaço, fazendo-o um lugar de pensar, de produzir, um lugar de vivência e, sobretudo, um lugar para a construção de uma cidade melhor. Para que quando chegar ao final do ciclo, a chama do espírito jovem ainda permaneça em vocês”.
De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE no censo de 2010, 27,7% da população de Contagem são jovens, com faixa etária entre 15 e 29 anos, o que representa 167.116 cidadãos.
O presidente da Câmara Municipal, o vereador Alex Chiodi, afirmou aos presentes que “uma cidade que valoriza, prioriza e tem políticas para os jovens, é uma cidade que pensa no futuro. Um futuro mais inclusivo, mais humano, com menos preconceitos, com mais atividades que dê aos nossos jovens melhores formações e espaço para desenvolverem-se e mostrarem a cultura local”.
A subsecretária da SMDHC, Lorena Lemos, enfatizou “o momento histórico da cidade ao dar aos jovens essa prioridade”. Ela ainda lembrou as conversas estabelecidas com os alunos e alunas da Funec, com destaque para as unidades Cruzeiro do Sul, Inconfidentes, Centec e Oitis, para a elaboração de um programa destinado a atender as inúmeras juventudes, como a população preta, LGBTQIA+ e outras, propiciando a todos um espaço de oportunidades. “Esse espaço de diálogo é permanente e vai mudando de acordo com as demandas dos jovens que vão chegando.”
O lançamento do Programa Mais Direitos foi entremeado de apresentações artísticas de grupos formados no Centro de Referência da Juventude do Espírito Santo e do programa do governo do Estado, “Fica Vivo!”, núcleo de Nova Contagem. Os grupos apresentaram dança do ventre, dancinhas do tik tok, animando e entretendo os presentes.
O estudante da Funec Cruzeiro do Sul, Mateus Moreira da Silva, lançou o livro “A viagem de trem”, com direito a autógrafo.
Para a estudante do segundo ano da Funec Oitis, Stefany Laís Silva, 17 anos, presente ao evento, ter políticas destinadas aos jovens é muito importante. “É uma fase da vida de tantas novidades, experiências, que acho super necessário ter um espaço onde o jovem possa ter voz e também oportunidade de se desenvolver, descobrir talentos, afinal já estamos pensando no vestibular e querendo descobrir o mundo”, contou ela.
A mesma visão é também compartilhada pelo estudante do primeiro ano da Funec Cruzeiro do Sul, Guilherme Henrique dos Santos, 15 anos, que estava entre os presentes. “Eu gosto da ideia de ter um Centro da Juventude, onde possamos ter contatos com outros jovens, compartilhar o que a gente pensa, ainda mais com a pandemia que deixou cada um fechado em casa”.
Lançamento do Edital em breve
Dentro do Programa Mais Direitos Humanos a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania - SMDHC, vai lançar nos próximos dias, no Diário Oficial do Município, um edital de chamamento para as Organizações da Sociedade Civil - OSCs que queiram celebrar um termo de colaboração com o Poder Público para a implementação e a gestão do “Mais Direitos Humanos”.
O programa atuará por meio do desenvolvimento de ações voltadas à promoção do acesso aos direitos e o exercício da condição cidadã dessas juventudes, bem como no fortalecimento de vínculos psicossociais, na oferta de atividades socioculturais e na implementação de equipamentos públicos, como o Espaço JUV Contagem, com o Núcleo de Referência LGBT e a Casa dos Direitos Humanos. Eles terão papel de executar a oferta de atendimento transdisciplinar (individual e/ou coletivo), visando a proteção e garantia de direitos da população. Todos esses equipamentos estarão sob a responsabilidade do Centro de Referência de Direitos Humanos.
“As atuações e atividades nesses espaços serão estabelecidas em função dos eixos norteadores como a universalização de acesso a serviços e atendimentos; promoção de direitos humanos e participação; produção de conhecimento e articulação intersetorial”, explicou a subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos.
O Espaço JUV Contagem estará dentro do Centro de Referência de Direitos Humanos e terá como função executar ações de convivência, protagonismo e cultura para as muitas juventudes do município. “Suas atuações e atividades estão estabelecidas em função dos eixos Socioafirmativo & Cultural, do Se liga no Trampo (empregabilidade e empreendedorismo) e do Ocupa Aí, todos voltados para a ocupação de espaços e direito na cidade”, detalhou a superintendente de Juventudes da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Camilla Marques.
Ela ainda destaca que “as atividades terão como princípio fortalecer o acesso da população aos serviços e aos espaços públicos pela oferta de atividades recreativas, oficinas, eventos e ações itinerantes”.
A festa continua
Neste sábado (13/8), dando continuidade às comemorações do Dia Internacional das Juventudes e também celebrando o mês de aniversário dos 111 anos de Contagem, haverá dois super shows dos grupos Bartucada de Diamantina e Batucarte. A apresentação será na praça do Coreto, em Nova Contagem, das 18h às 22h. A classificação dos shows é livre.
CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA DE FOTO